Páginas

tribunadanoticia.com.br

Publicidade

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Programa Justiça no Bairro atende 4 mil pessoas em Tibagi

Mais de 1.5000 documentos como carteiras de identidades, CPFs, certidões de nascimento e carteiras de trabalho foram confeccionados durantes o evento.

João Maria de Sousa aos 70 anos de vida nunca possuiu qualquer tipo de documento. No programa “Justiça no Bairro” que aconteceu nesse sábado (25) em Tibagi, o seu João teve oportunidade de fazer sua certidão de nascimento. Exibindo o novo documento ele diz que agora pode sentir-se como cidadão. “Sem certidão eu não era ninguém, nunca pude trabalhar com carteira assinada. Agora que estou em idade de me aposentar continuo encontrando dificuldades. Com o documento espero conseguir minha aposentadoria”, afirma.

Além de confeccionar 1.500 documentos como carteiras de identidade, certidões de nascimento, títulos de eleitor, carteiras de trabalho e CPFs, o “Justiça no Bairro” também garantiu à população carente de Tibagi e Ventania acesso à Justiça.

Com o apoio de profissionais e estudantes da Faculdade de Telêmaco Borba (FATEB), que atuaram de forma voluntária, o programa conseguiu resolver de forma rápida e totalmente sem custo, pendências judiciais, especialmente na área de família. “Foram solucionados casos como definição de pensão alimentícia, divórcio, alteração de regime de casamento e reconhecimento de paternidade” explica o coordenador do curso de Direito da FATEB, André Viana da Cruz. Problemas relativos a outras áreas da Justiça foram encaminhados para atendimento especializado.

O evento, que foi fruto de parceria entre Tribunal de Justiça, Prefeitura de Tibagi e Sesc, ofereceu mais de 18 tipos de serviços à comunidade. Entre eles cortes de cabelo, distribuição de escovas e creme dental para as crianças, informações sobre programas sociais e doação de sangue. A juíza da 4ª Vara de Família de Curitiba e idealizadora do projeto, Joeci Machado Camargo, afirmou que a infra-estrutura foi essencial para realizar os atendimentos jurídicos. “Os 40 computadores interligados e conectados à internet, permitiram que 800 pessoas fossem atendidas”, explicou. Segundo ela, desde que começou, o programa Justiça no Bairro já realizou 13.110 audiências em diversas cidades do Paraná. “Isto corresponde à demanda que uma Vara de Família de uma cidade grande como Curitiba, leva ao menos um ano para despachar”, informa.

No ponto alto do evento, 56 casais participaram de um casamento comunitário. Toda a decoração e organização foram feitas pelo Sesc em parceria com a Prefeitura de Tibagi.

O casal Adão Bueno e Odete Santos, juntos há 22 anos oficializaram a união no programa. “Nós vivemos juntos há bastante tempo. Temos quatro filhos e dois netos. Só agora estamos tendo a chance de nos casar. Esse será um dia inesquecível para mim”, conta Odete.

O prefeito de Tibagi, Sinval Silva diz que o programa “Justiça no Bairro” tem uma repercussão social muito importante. “Sem sombra de dúvidas esta é uma iniciativa maravilhosa do poder judiciário e da Dra. Joeci. Resolve problemas civis de um número enorme de pessoas e proporciona estabilidade à família”, ressalta. A Prefeitura do município pretende realizar a segunda edição do programa Justiça no Bairro em Maio de 2008.


Nenhum comentário:

NOTÍCIAS PUBLICADAS

Site Meter