Páginas

tribunadanoticia.com.br

Publicidade

terça-feira, 29 de junho de 2010

Copel reabre posto de atendimento em Tibagi

Companhia amplia capacidade de abastecimento de energia no município

A Copel inaugurou na manhã desta terça-feira (29) em Tibagi o posto de atendimento ao público. A estrutura foi reativada com a reforma do mesmo prédio onde já funcionou o atendimento da Companhia, na rua Guataçara Borba Carneiro. Servidora selecionada por concurso público realizado ano passado já está trabalhando no posto. “O principal benefício da instalação dos postos e agências é que os moradores não precisam mais se deslocar a outras cidades para pedir serviços ou buscar informações”, explicou o assessor da presidência da Copel Luiz Tadeu Sottomaior de Oliveira.

“Era uma reivindicação antiga da população que se tornou vontade política e preocupação da presidência levar a Copel para todos os municípios”, disse Oliveira. Na opinião do presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Luiz Carlos Taques Ribeiro (PMDB), a estrutura local é uma facilidade para os tibagianos. “Principalmente para as pessoas mais carentes que antes tinham dificuldades para ir a Telêmaco Borba quando buscavam a inclusão em programas como o Luz Fraterna e o Luz Para Todos”, afirmou. O 'professor Luizão' ainda ressaltou que a reabertura do posto foi tema de requerimento seu, como vereador.

Oliveira realçou que além dos postos de atendimento, a Copel tem vários canais de relacionamento com o consumidor. O mais utilizado continua sendo o 0800 51 00 116, pela praticidade, mas através da internet muitos serviços estão disponíveis. “Hoje temos uma central informatizada que funciona muito bem”, informou. Os pedidos de serviços feitos pessoalmente no posto, pelo 0800 ou pela internet são imediatamente comunicados aos servidores através do telefone celular ou via satélite com equipamentos nos carros da Companhia. “Assim, se o eletricista está num bairro executando um trabalho e recebe uma chamada, de imediato se desloca”, comentou.

Ampliação da capacidade

A inauguração teve a presença de vereadores, secretários municipais, servidores da Copel e também do assistente da Superintendência Francisco Lopes da Silva, que comentou sobre a ampliação da capacidade de transmissão de energia para Tibagi com a implantação de novas torres ligando o município à central de Telêmaco Borba. “A infraestrutura de Tibagi em energia elétrica ficou excelente. A cidade está pronta para continuar se desenvolvendo”, destacou.

Segundo Lopes da Silva, a rede de alta tensão foi readequada com novas torres, que ofertam mais segurança e confiabilidade. “Os fios que trazem a energia de Telêmaco para cá passam por uma extensa área rural, com florestas de pinus e eucaliptos. Com as torres mais altas, a possibilidade de queda de energia diminui consideravelmente e podemos dizer que agora temos 99% de confiabilidade na rede, com exceção apenas em casos de desastres naturais”, defendeu.

A capacidade de transmissão em Tibagi também foi aumentada de 34 Kv para 138 Kv. “Hoje, com a demanda dos municípios, o fornecimento começa a se tornar insuficiente por isso estamos aumentando a possibilidade de fornecimento”, relatou o assistente. “O município está ficando conhecido nacionalmente e grandes empresas podem se instalar aqui”, argumentou. Ele ressaltou ainda que com as novas interligações rodoviárias, como a Transbrasiliana e Rodovia do Café, Tibagi vem se tornando um polo atrativo para a instalação de indústrias e que, a energia elétrica é fator essencial nesse processo.

Novos postos

O novo posto faz parte de programa iniciado em janeiro de 2003 que, gradativamente, reativa esse canal de relacionamento com o cliente. Atingida essa meta, a Companhia terá 37 novas agências integrando 151 unidades de atendimento, operando nos 140 maiores municípios paranaenses, servindo diretamente a mais de 80% do universo de 3,6 milhões de unidades consumidoras.

Copel quer reaproximação com o cliente

Durante a fase de preparação da empresa para a malograda tentativa de sua privatização ocorrida no final de 2001, praticamente toda a rede de atendimento personalizado da Copel – formada por 195 agências e postos – foi desativada, visando reduzir gastos. “A maior preocupação dos dirigentes da época era eliminar os custos com pessoal e instalações, concentrando todo o trabalho de atendimento ao público nas centrais telefônicas”, relembra Ronald Ravedutti, diretor de distribuição da Companhia. “Isso reduziu a apenas 20 o total de agências e postos de atendimento da Copel, distanciando a empresa do seu cliente e transformando essa relação em algo frio, totalmente impessoal e excessivamente burocrático”.

Para Ravedutti, o esforço pela recuperação e reconstrução da Copel precisava incluir a reaproximação da empresa com o público, devolvendo às pessoas a sensação de proximidade e pleno acesso aos serviços por ela prestados. “Este é um dos principais significados desse programa de abertura de unidades de atendimento”, explica o diretor. “Queremos que a população do Paraná veja e sinta que a sua empresa de energia elétrica lhe foi devolvida, que ela tem um endereço nas proximidades e, sobretudo, que lá há pessoas capacitadas para ouvir e encontrar solução às solicitações trazidas pelo cliente”. Segundo o diretor, “não há justificativa para que uma empresa pública negue ao seu cliente a proximidade do atendimento pessoal e a oportunidade da conversa olho no olho”.

Os reflexos dessa política de ampliar e facilitar o acesso dos cidadãos à Copel já vêm sendo notados pela Companhia, indicando a grande aceitação por parte do público. “Hoje a Companhia está novamente entre as melhores empresas elétricas do país, segundo a avaliação dos próprios consumidores”, observa Ronald Ravedutti. “Conforme apontou pesquisa pública de satisfação com a qualidade percebida, feita em 2009 pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica, a Copel registrou o seu melhor resultado em mais de dez anos de levantamentos, com 89,9% de clientes satisfeitos”.

Prioridade

O programa de abertura de unidades de atendimento ao cliente da Copel tem sido prioridade da atual gestão. Seu objetivo principal é colocar à disposição do público mais um canal de relacionamento com a empresa, contribuindo para melhorar a qualidade do serviço prestado, elevar o grau de satisfação do consumidor e zelar pela imagem institucional da Companhia perante a comunidade.

Ao final de dezembro de 2009, eram 114 as unidades de atendimento personalizado em funcionamento, marcando a presença da Copel em 103 municípios paranaenses. Em 2010, já funcionam mais 37 até o final deste primeiro semestre.

“Considero o atendimento pessoal uma ação fundamental para que a Copel possa estabelecer, manter e fortalecer seus vínculos com o cliente que, antes de tudo, é também seu proprietário”, argumenta o diretor de distribuição. “A nossa vontade é estar ao lado dos paranaenses todo o tempo, prestando-lhe o melhor serviço de eletricidade possível e com o menor preço”.

TRIBUNA DOS CAMPOS GERAIS EDIÇÃO Nº 41






NOTÍCIAS PUBLICADAS

Site Meter