Páginas

tribunadanoticia.com.br

Publicidade

quarta-feira, 17 de março de 2010

NESTA QUINTA-FEIRA TIBAGI COMPLETA 138 ANOS CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Programação iniciou na última sexta(12) e segue até domingo (21)

            Esta quinta-feira (18), data em que Tibagi completa 138 anos de emancipação política, será marcada por atividades cívicas e de recreação. Às 8h30 o prefeito Sinval Silva recebe a comunidade em frente ao Palácio do Diamante para hasteamento da bandeira e execução do hino do município na Hora Cívica. Em seguida, às 9 horas, inicia o Desfile Cívico, realizado todos os anos entre o Calçadão do João Doca até a praça Leopoldo Mercer com a participação dos servidores públicos e estudantes de todas as escolas municipais, além de representantes de outras entidades. No período da tarde, a atração será o 5o Festival de Pesca, das 13 às 17 horas, acontece a quinta edição do Festival de Parque Passo do Risseti.
            O desfile, de acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura Antonio Teixeira, é um momento de homenagem a Tibagi. “Cada secretaria da Prefeitura apresenta suas ações, cada escola se pauta sobre a história do município e sobre as potencialidades da nossa cidade para apresentá-las em faixas e painéis durante o desfile. Representantes de todas as escolas municipais e estaduais participam, inclusive do interior”, conta. Aproximadamente 700 pessoas devem desfilar.
            Já o Festival de Pesca reúne todos os anos mais de 500 pessoas de acordo com o secretário de Esportes e Recreação Orientada, Lúcio Roberto Simão. “As inscrições são feitas mediante doação de um quilo de doce, que depois doaremos na Páscoa a crianças carentes”, indica.
            Simão acredita que a atividade no lago do Parque Passo do Risseti é uma das mais importantes oportunidades de confraternização para a população. “É uma tarde de lazer, onde as famílias se encontram em clima descontraído”. O lago foi abastecido na manhã desta quarta-feira (17) com centenas de peixes apropriados para a pesca esportiva.
           
            EcoMoradia
            A programação alusiva ao aniversário de Tibagi que iniciou na última sexta-feira (12) e segue até domingo (21) tem seu ápice nesta sexta-feira (19) com o lançamento do Programa Municipal de Habitação EcoMoradia, às 14h30 na Unidade Social e Educacional. Com presença confirmada do vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) e de vários deputados federais e estaduais, o evento terá a inauguração da primeira casa feita de tijolos, telhas e madeira ecológicos. “Por conta de uma nova postura, em que todas as ações são pautadas pensando no Desenvolvimento Sustentável, somos referência nacional na questão do meio ambiente. Ganhamos do IAP [Instituto Ambiental do Paraná] o selo Ehco Cidade Limpa. Temos o Recicla Tibagi, projeto que é exemplo por destinar corretamente todo o lixo produzido. E lançamos neste momento histórico o EcoMoradia, que vai mostrar um novo jeito para resolver o problema da habitação, preservando o meio ambiente e ainda gerando trabalho e renda”, descreve o prefeito Sinval Silva (PMDB).
           
            Posse na AMCG
            Antes disso, às 13h30, Sinval assume a presidência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) em solenidade no Teatro Municipal com a participação de prefeitos dos 18 municípios que compõem a entidade. Sinval foi aclamado presidente no último dia 3 em reunião que culminou com o consenso sobre os nomes que compõem a diretoria em 2010. Prefeito de Carambeí, Osmar Rickli (PMDB) assume como vice; de Imbituva, Rubens Pontarollo (PDT), será tesoureiro e Miguel Sokulski (PTB), de Porto Amazonas, secretário.

            Fim de semana
            Atrações esportivas acontecem no sábado (20), a partir das 9 horas, com Torneio Intermunicipal de Sinuca que terá competidores de Tibagi, Telêmaco Borba e Reserva, no Bar do Tiquinho. À noite, às 20h30, o tradicional Torneio de Braço de Ferro e Levantamento de Supino se repete na Lanchonete Varandão.
            Domingo (21) tem amistosos de futebol de campo a partir das 10 horas no Estádio Municipal Homero de Mello, entre time Veteranos de Tibagi e Veteranos de Telêmaco Borba. Às 14 horas, o Sub-20 do União Atlética Tibagiana (UTA) enfrenta o Sub-20 de Castro e em seguida, às 16 horas, o UTA joga contra o Dínamo, também de Castro, na categoria Adulto.

            Tibagi fica em 4o no Grand Prix de Futsal

            A programação que celebra os 138 anos de Tibagi iniciou na sexta-feira (12) com a etapa local do Gran Prix de Futsal Feminino da Liga Sul Norte Pioneiro de Desportos. Os jogos aconteceram durante todo o final de semana no Ginásio de Esportes Quirão. A equipe de Tibagi na categoria Juvenil perdeu a semifinal por dois gols contra um e ficou com a quarta colocação na competição. “Todos gostaram desta etapa, foi tudo bem organizado. O ginásio estava sempre cheio”, conta Lucio Roberto Simão, secretário de Esportes do município. A próxima etapa será no mês de junho em Castro.
            Outras atividades na lista de celebrações foram a Conferência Municipal de Agricultura na manhã de sábado (13) e a exibição do filme O Preço da Paz na comunidade rural de Cachoeirão, na tarde do mesmo dia. Domingo (14) teve apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná e do Coro Municipal de Ponta Grossa na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios.

            Mostra de Artes revela talentos locais

            Pelo menos 20 obras de artistas tibagianos estão expostos na Casa da Cidade. São telas, a maioria em óleo sobre tela, que mostram paisagens, flores e frutas e exibem com talento também outros estilos de pintura. A mostra II Mostra de Arte teve sua abertura na noite de terça-feira (16), com música ao vivo e coquetel, e permanece disponível para visitação das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 17h30 de segunda a sexta-feira.
           
Programação

18 de Março (quinta-feira)
- 8h30: Hora Cívica com Hasteamento da Bandeira em frente ao Palácio do Diamante – Prefeitura de Tibagi
- 9 horas: Desfile Alusivo aos 138 Anos de Tibagi, do Calçadão do João Doca até a praça Leopoldo Mercer
- 13 horas: 5º Festival de Pesca no Parque Passo do Risseti – inscrições: 1 kg de doce

19 de Março (sexta-feira)
- 13h30: Posse da nova diretoria da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) no Teatro Municipal
- 14h30: Lançamento do Programa EcoMoradia e inauguração da primeira casa, na Unidade Social Educacional de Tibagi

20 de Março (sábado)
- 9 horas: Torneio Intermunicipal de Sinuca com participantes de Tibagi, Ventania e Reserva, no Bar do Tiquinho
- 20h30: Torneio de Braço de Ferro e Levantamento de Supino na Lanchonete Varandão

21 de Março (domingo)
Amistosos de Futebol de Campo no Estádio Homero de Mello
- 10 horas: Veteranos de Tibagi contra veteranos de Telêmaco
- 14 horas: União Atlética Tibagiana (UTA) e Castro
-16 horas: Sub-20 UTA contra Dínamo (Castro)

NOTÍCIAS PUBLICADAS

Site Meter