Páginas

tribunadanoticia.com.br

Publicidade

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Ministério de Turismo beneficia Telêmaco Borba na Região dos Campos Gerais

Programa de Qualificação no Turismo – Paraná chega e também é inaugurada sala do GESAC – Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão

Começa em Telêmaco Borba o Projeto de Mobilização e Qualificação no Turismo – Paraná. O lançamento do projeto no município ocorreu na Casa do Artesão, no final da tarde desta quarta-feira (30), reunindo empresários, representantes do setor turístico, lideranças comunitárias, religiosas e políticas da cidade para o lançamento do Programa de Qualificação no Turismo – Paraná, que pretende preparar os profissionais do segmento turístico de todo o Estado, visando receber os turistas durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A iniciativa é do Ministério do Turismo em parceria com a Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba [Faculdade Evangélica do Paraná/Executora].

Telêmaco foi contemplada junto com outros 10 municípios para cursos de qualificação inteiramente gratuitos aos munícipes, em áreas de atuação profissional relacionadas à cadeia produtiva do turismo.

Entre os destaques da proposta apresentada ênfase aos temas: ética e cidadania, postura profissional, qualidade de atendimento, pluralidade cultural, turismo, geração de trabalho e renda, com desenvolvimento sustentável e humano, motivando aproximadamente 100 pessoas presentes durante o lançamento.

O prefeito Eros Danilo Araújo destacou a oportunidade recebida pela iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba. “Este programa é uma realização que busca melhorar ainda mais as condições de hospitalidade e promover Telêmaco e o Paraná como destinos turísticos, especialmente durante a Copa do Mundo de 2014”, salientou.

Conforme o prefeito, é importante destacar a sensibilidade do deputado federal André Zacharow, que através de emenda pessoal destinou R$ 4 milhões para execução do projeto em todo o Paraná. “Essa busca de mais profissionalismo é essencial, porque prioriza as pessoas, o ser humano, qualificando para fazer e fazer melhor, por isso, os cursos gratuitos de qualificação”, reiterou.

Márcio de Oliveira, coordenador do programa, apresentou números da pesquisa realizada com 2 mil profissionais do setor para identificar as principais lacunas no atendimento aos turistas, que apontam a necessidade de capacitação do público-alvo do programa. A formação gratuita abrangerá cerca de 500 pessoas em aulas presenciais e 1.500 nos cursos à distância, envolvendo taxistas, garçons, recepcionistas, enfermeiros, guias turísticos, agentes de segurança pública municipal e estadual, entre outros. Entre os conteúdos além dos temas já destacados, ainda constam relações humanas, informações sobre os pontos turísticos, idiomas e aspectos culturais.

“Todos os ramos ligados ao turismo serão beneficiados”, destacou a assessora especial de Indústria, Artes, Comércio e Turismo, Idever Terezinha Lacerda, contente demais por Telêmaco estar já neste primeiro momento entre as 11 cidades escolhidas para receber a Qualificação no Turismo - Paraná. “Tudo dará ainda mais incentivo à nossa comunidade, no fantástico campo turístico de Telêmaco Borba e dos Campos Gerais”, citou Idever.

AUTORIDADES

Entre as várias autoridades, presentes os vereadores Neri Rafael Mangoni, Agenor Rodrigues de Almeida – Teixeirinha, Olga Moraes, representando a presidenta do Legislativo, Fátima Ribeiro, Maria de Lourdes Araújo Castro, da Klabin, empresários e Industriários do Distrito Industrial, além de presidentes de associações de moradores, pastores de igrejas evangélicas, entre industriários e comerciantes. Da região dos Campos Gerais, destaque para o entusiasmo da secretária municipal de Turismo de Tibagi Cecília Nanuzi Pavesi e comitiva. “Vamos incluir Tibagi nesse Programa de Qualificação no Turismo – Paraná”, defendeu.

Cerca de R$ 4 milhões foram destinados ao programa, que prevê a realização de cursos gratuitos de qualificação e mobilização de profissionais das áreas de alimentação, transporte, hospedagem, segurança, eventos, saúde, entre outros.

Crédito ao Potencial Turístico e sua Gente

Pesquisa dá a TB um dos melhores índices – 32%

Uma pesquisa de opinião, indicou a percepção dos turistas que vieram visitar a cidade durante os jogos da Copa. O estudo indagava se a cidade estava preparada para bem receber os turistas e demonstrou, segundo os entrevistados, que 32% acreditam no potencial telemacoborbense. “Telêmaco obteve o maior índice das demais cidades nesse quesito”, diagnosticou Márcio de Oliveira.

No município, foram entrevistadas mais de 300 pessoas, que consideraram ser excelente o município receber o treinamento para mais qualificação. Entre os motivos, os telemacoborbenses citaram a importância dos pontos turísticos locais, a hospitalidade do povo, além de contar com a Unidade da Klabin. “No entender dos entrevistados a cidade é turística, sendo um município bom de viver”, comentou o coordenador, lembrando que a instituição executora é a Faculdade Evangélica do Paraná.

Foram levados em conta desde o comércio, lojas de artesanato, artesãos e ambulantes, atrativos turísticos [parques, museus e centros culturais], informações turísticas - guias e atendentes de agências de viagens;
Hotelaria [hotéis, pousadas e albergues]; gastronomia - restaurantes, bares e lanchonetes; segurança e saúde - hospitais e segurança no município. Também o transporte, incluindo locadoras, aeroportos, rodoviária e taxistas. Não foi deixado de lado a parte da Educação [alunos de universidades e escolas técnicas, incluindo o turismo].

Confira as cidades que sediarão eventos de mobilização:

  1. Curitiba
  2. Antonina
  3. São José dos Pinhais
  4. Lapa
  5. Colombo
  6. Campo Largo
  7. Ponta Grossa
  8. Telêmaco Borba
  9. Araucária
  10. Jaguariaíva
  11. Foz do Iguaçu

Datas de início dos cursos presenciais:

Curitiba e Região Metropolitana: Agosto/2010

Litoral : Agosto/2010

Campos Gerais: Setembro/2010

Foz do Iguaçu: Setembro/2010

Capacitações a Distância acesse o site www.qualificacaoturismopr.org.br

Início das inscrições: Julho/2010

Site:

MAIS INCLUSÃO DIGITAL

Prefeitura também consegue apoio do Ministério das Comunicações

A inauguração da Sala do Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC) também foi inaugurada no começo da noite de quarta-feira (30), na Casa do Artesão de Telêmaco Borba, parceria do Ministério das Comunicações com a Prefeitura. “Um telecentro com 10 computadores e apoio de informática para acesso e inclusão digital”, esclareceu a assessora especial de Indústria, Artes, Comércio e Turismo, Idever Terezinha Lacerda, ao lado do prefeito Eros Danilo Araújo, presidentes de associações de moradores, contando com o apoio das demais secretarias, assessores e servidores, especialmente dos integrantes do Conselho Municipal de Turismo.

SERVIÇO: Para mais informações sobre o Programa de Qualificação no Turismo – Paraná: Acesse o site: www.qualificacaoturismopr.org.br ou contate Márcio de Oliveira, coordenador do programa. Em Telêmaco Borba a assessora especial de Indústria, Artes, Comércio e Turismo, Idever Terezinha Lacerda, na Casa do Artesão, também está à disposição.

NOTÍCIAS PUBLICADAS

Site Meter