Páginas

tribunadanoticia.com.br

Publicidade

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PAGINAS DA EDIÇÃO Nº 36 DE JANEIRO DE 2010


GOVERNO GARANTE PONTES PARA ESTRADAS MUNICIPAIS

O Governo do Paraná garantiu a construção de mais nove pontes em estradas rurais municipais. Com investimentos de R$ 210 mil serão doados materiais para novas estruturas de concreto aos municípios de Reserva, Balsa Nova, Piên e Arapoti. “Com este mesmo programa, vamos auxiliar na reconstrução das pontes que foram levadas pelas chuvas na semana passada”, afirmou o governador Roberto Requião. Cerca de 200 pontes foram destruídas, principalmente no Norte do Estado.

O Governo do Paraná garantiu a construção de mais nove pontes em estradas rurais municipais. Com investimentos de R$ 210 mil serão doados materiais para novas estruturas de concreto aos municípios de Reserva, Balsa Nova, Piên e Arapoti. O anúncio foi feito pelo governador Roberto Requião na reunião da Escola de Governo, desta terça-feira (9).

“São materiais do convênio com a Secretaria dos Transportes para a construção de algumas passagens necessárias aos municípios. Com este mesmo programa, vamos auxiliar na reconstrução das pontes que foram levadas pelas chuvas na semana passada”, disse Requião. Cerca de 200 pontes foram destruídas, principalmente no Norte do Estado.

Pelo convênio, o Governo do Paraná cede o material (vigas, lajotas e guarda-rodas) e as prefeituras executam os aterros e as cabeceiras. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) auxilia na supervisão e na orientação técnica das obras.

Para Arapoti, no Norte Pioneiro e um dos municípios atingidos pelas chuvas, foram liberadas estruturas para a construção de duas pontes sobre os Rios Arrozal e Roncador. Em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), será construída uma ponta sobre o Rio do Bugre. Em Piên, também na RMC, serão duas no Ribeirão Veis e no Ribeirão Bohita. Já para Reserva, região Central, foram quatro nos Rios Lageado dos Proenças, dos Cachorros, Barreirinho e Imbaú.

Os convênios foram assinados por Requião, pelo vice-governador Orlando Pessuti, pelo secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, pelo chefe do Departamento de Fomento Rodoviário dos Municípios, da Secretaria dos Transportes, Anibelli Neto, e pelos prefeitos.

Anibelli Neto reforçou que o Paraná é o único Estado que possui um programa de produção de material para a construção de pontes em vias rurais municipais. Desde 2003, foram entregues materiais para a construção de 485 pontes.

CHUVAS – O secretário dos Transportes acrescentou que técnicos do DER estão finalizando o relatório dos estragos causados pelas chuvas nas pontes municipais. “Os engenheiros estão indo a cada um dos locais por que é preciso medir exatamente o comprimento de cada viga a ser doada.” Tizzot ainda informou que 11 Patrulhas Rodoviárias – cada uma com cerca de 11 equipamentos, máquinas e caminhões - já estão trabalhando nas ruas e estradas dos municípios atingidos pelas chuvas no Norte Pioneiro.

NOTÍCIAS PUBLICADAS

Site Meter