Páginas

tribunadanoticia.com.br

Publicidade

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Tibagi tornou-se a capital do motociclismo

Evento reuniu mais de 150 pilotos de 30 cidades da região

O final de semana foi marcado por muita velocidade, adrenalina e show de habilidade na quinta etapa de Velocross da Copa Integração Soundown em Tibagi. Mais de 150 pilotos participaram do evento, representando cerca de 30 municípios paranaenses e de Estados vizinhos. A população prestigiou em massa e apoiou os tibagianos que participaram das provas.

“Ficamos surpresos com a adesão dos pilotos e também das pratas da casa nas provas”, disse o organizador Maurício Kmetiuk, da empresa Multipla Eventos. “É a competição que tem a maior premiação nacional. Em Tibagi tivemos os melhores pilotos do Estado que confiaram na estrutura e na qualidade do evento”, enfatiza.

A Copa Integração Sundown foi criada ano passado e, devido ao grande sucesso, editada novamente neste ano em oito etapas, de março a novembro, com a chancela da Federação Paranaense de Motociclismo. As cidades para sediar cada etapa são selecionadas por membros da Federação, em conjunto com representantes da Sundown.

Jeferson Luiz Zaretelmi, 1º lugar na categoria STX, elogiou o nível técnico da prova, cada vez melhor. “E mais difícil também. Tivemos de treinar muito e o resultado foi a excelente colocação na prova de hoje”, comemora.

Já o piloto Sérgio Consalter avalia positivamente o evento como propulsor do turismo local. “Tibagi passa a integrar o mapa do motociclismo no cenário paranaense. Dá mais visibilidade para o turismo, para o comércio. A cidade fica mais conhecida”, defende.

A disputa ocorre em várias categorias, com destaque para minimotos, Batom (feminina), 230 cilindradas, 200 cilindradas, Especial Força Livre, Open, Especial, Open Nacional (acima de 30 anos) e Importada.

O prefeito de Tibagi Sinval Silva (PMDB) reforça a importância da iniciativa privada promover essas atividades. “É mais uma modalidade que integra o calendário de eventos do município. A organização está de parabéns. Isso contribui com o desenvolvimento da cidade e do turismo local. É importante que outras iniciativas surjam da população, pois a Prefeitura estará apoiando esses movimentos”, declara.

Referência

O organizador conta que a competição já é referência em nível estadual e nacional e que projeta a cidade anfitriã como ‘capital do motociclismo’ na data do evento, devido à presença marcante de pilotos de várias regiões e a maior premiação ofertada no Brasil. Os campeões de cada categoria receberão, ao final da oitava etapa, uma moto Sundown nova, no valor de cerca de R$ 20 mil, mais equipamentos e acessórios.

A Copa conta com a presença de competidores de vários municípios, dentre eles o organizador destaca atletas de Ponta Grossa, Castro, Telêmaco Borba, Palmeira, São Mateus do Sul, Curitiba, Guarapuava, Francisco Beltrão, Piraí do Sul, Ibaiti, Ivaí, Ipiranga, São João do Triunfo, Lapa, Rebouças, Mallet, Reserva e de cidades catarinenses como Canoinhas e Jaraguá do Sul. “É uma das maiores vitrines do motociclismo paranaense, com a participação da ‘nata’ entre os competidores”, defende Maurício, destacando a importante parceria da fábrica Sundown e Traiano Motos, a revendedora da marca nos Campos Gerais. As próximas etapas acontecerão em São João do Triunfo e São Mateus do Sul. A grande final será em novembro, na cidade de Ponta Grossa.

Solidariedade

Outra característica interessante da competição é sua função social. A equipe organizadora, considerando todo o aparato dos eventos, tem buscado efetivar a solidariedade firmando parceria com instituições filantrópicas. Em Tibagi, com o apoio da Prefeitura, a Copa fechou parceria com a Apae Escola Especial Sol Nascente, que teve uma barraca na praça de alimentação para venda de salgados e bebidas. A instituição também recebeu parte do dinheiro arrecadado no estacionamento.

NOTÍCIAS PUBLICADAS

Site Meter