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terça-feira, 23 de março de 2010

Sinval faz reivindicações a deputado Ricardo Barros



Transbrasiliana, Aeroporto, Ramal Ferroviário e recursos do Prodetur foram principais solicitações
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            O deputado federal Ricardo Barros, presidente estadual do PP e pré-candidato a uma das duas vagas ao Senado no Paraná, conversou na manhã desta terça-feira (23) em Tibagi com o prefeito da cidade e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) Sinval Silva. A visita integra projeto de visitar os 399 municípios paranaenses no que o deputado chama de Caravana Progressista, em que nas prefeituras e câmaras encontra com representantes políticos e comunidade para ouvir as reivindicações de cada lugar e assim definir as estratégias que comporão seu plano de governo. “Existe uma determinação legal de que todos os candidatos registrem planos de governo e eu estou buscando as pautas nas cidades. Desde fevereiro, já visitei mais de 100 municípios do Paraná e hoje passo por Telêmaco Borba, Tibagi, sigo para Piraí do Sul e Ponta Grossa”, comenta Barros.

            Região
            Continuidade da obra de pavimentação da Transbrasiliana (BR-153) entre Tibagi e Imbituva, apoio à construção do Aeroporto de Cargas dos Campos Gerais e a criação do Ramal Ferroviário entre Guarapuava e Ponta Grossa foram as três principais solicitações do presidente da AMCG para a região. “Também gostaríamos, pela importância, pelo tamanho e pela beleza da região dos Campos Gerais, de seu apoio para que pelo menos 1/3 do valor que será liberado pelo Prodetur [Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo], para infraestrutura turística voltada à Copa do Mundo, seja destinado para cá”, completou Sinval, referindo-se ao anúncio de que 100 milhões de dólares serão remetidos ao Paraná.
                  Tibagi
            O prefeito também elencou prioridades do município no encontro realizado na Câmara de Vereadores. Entre os pedidos, Sinval destacou a necessidade de estadualização da estrada entre a sede do município e o distrito de Caetano Mendes, continuidade da PR-440, para que seja inclusa em pacote de pavimentação estadual. “São 31 km de estrada que liga este importante distrito à cidade”, contou. Outra solicitação é para que o deputado busque acelerar o processo já em trâmite que visa o repasse definitivo de área de 22 hectares dentro da cidade, onde funcionava antiga Escola de Menores. “Hoje pertence ao Iasp [Instituto de Assistência Social do Paraná], mas é cedida em comodato à Prefeitura. Essa área poderia ser usada em programa habitacional e em outras propostas”, explicou.
            Para Sinval, com a inauguração do Hospital Regional de Ponta Grossa, a saúde em Tibagi será beneficiada mas o atendimento poderia ser melhor se o Hospital Luiza Borba Carneiro, na cidade, recebesse investimentos. “Ele é um hospital do Estado e defendemos a sua estruturação para atendimento microrregional. Hoje tem muitas deficiências, mas pode se tornar uma opção a mais de atendimento para desafogar a demanda nos grandes centros”, argumentou.
            Durante o encontro, além dos vereadores e secretários municipais, pessoas da comunidade aproveitaram para indicar ações. Houve requisição por melhoria no sistema de abastecimento de água rural; municipalização do prédio do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito) em Tibagi; projetos de auxílio ao pequeno produtor rural e ampliação da oferta de cursos tecnológicos ligados à administração rural.

            Estradas e transporte escolar
            As estradas rurais e o transporte escolar foram temas que ainda renderam conversa. A malha viária do interior de Tibagi, segundo maior município em extensão territorial do Paraná, que soma mais de seis mil quilômetros, foi citada como grande desafio para a Administração Municipal. “O que o governo repassa não paga dois meses de transporte escolar no município. Com o resto temos de bancar sozinhos”, disse Sinval, relatando que desde 2005 já comprou 13 novos ônibus, sendo oito com recursos próprios.

            Respostas
            Após ouvir e anotar as solicitações, Ricardo Barros respondeu a cada uma. “Penso que essa ligação toda pela Transbrasiliana até o Sul do Brasil tem de ser realizada”, disse. Quanto ao Ramal Ferroviário, o deputado lembrou que a malha ferroviária nacional está quase toda sob concessão a empresas terceiras, mas que a Ferroeste poderia representar uma alternativa para a edificação. “O aeroporto é sim uma prioridade”, defendeu, ressaltando ainda que na questão do turismo, os recursos do Prodetur podem ser destinados à região desde que o turismo seja pensado de forma integrada pelos municípios da região. “É preciso criar um circuito que aumente o tempo de permanência dos turistas nas cidades”, enfatizou.
            Em relação à estrada que liga Tibagi ao distrito, “primeiro é preciso estadualizar”, enfatizou, assegurando que vai ver o que é necessário para isso. Ricardo Barros também se comprometeu a estudar a situação dos patrimônios ligados à antiga Escola de Menores e prédio do DNIT para sua municipalização. “A saúde tem de estar mais perto das pessoas”, afirmou ao se referir à solicitação quanto ao Hospital Luiza Borba Carneiro.
            A manutenção de estradas rurais, na opinião do deputado, está mais próxima de uma solução com a criação de programa nacional de patrulhas rodoviárias cedidas através de consórcios intermunicipais para uso em alternância. “Vamos tentar ajustar esse atendimento levando em conta as características de cada região. No caso de Tibagi, como é um município muito grande, precisamos estudar uma alternativa”, apontou.

            Comitiva
            A comitiva do deputado Ricardo Barros trazia ainda o pré-candidato a deputado federal pelo Partido Progressista Jauri Gomes, de Guarapuava, e Neuri Tigrão, pré-candidato a deputado estadual. Eles foram recepcionados pelo presidente da Câmara Luiz Carlos Ribeiro Taques (PMDB) e pelo presidente da Associação das Câmaras Municipais dos Campos Gerais (Ascamp), vereador Aristeu Ribas (DEM). Luiz Plem, vereador pelo PP, e o vice-prefeito correligionário Silvio Bittencourt, foram também anfitriões do colega de partido.
            Ricardo Barros
            Segundo a Assessoria de Comunicação do deputado, Ricardo Barros foi prefeito de Maringá (1989-1992), e sua administração foi marcada por 400 obras em quatro anos, além de trabalhos voltados à criança e ao adolescente, em que recebeu como reconhecimento, o Prêmio Unicef, do embaixador Renato Aragão. Nesta época, a cidade se tornou conhecida internacionalmente.
            Barros participou de quatro eleições para deputado federal e obteve 54 mil votos em 1994, quase 69 mil em 1998, 118 mil (2002) e perto de 131 mil em 2006. “Reconhecido como um parlamentar articulador de atuação clara e firme, na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros apoia reformas e mudanças que impulsionam a economia nacional. É autor de projetos aprovados ou em tramitação que defendem melhorias na qualidade de vida da população”, diz nota da Assessoria.
            Atualmente é vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, presidente Estadual do Partido Progressista, vice-presidente do Diretório Nacional do PP e vice-presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). Também preside o Grupo-Parlamentar Brasil-Itália e Brasil-Reino Unido e a Frente Parlamentar das Agências Reguladoras, além de ser membro do Conselho Superior de Infra-Estrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e das Comissões de Transportes, Constituição de Justiça e do Orçamento.

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