Páginas

tribunadanoticia.com.br

Publicidade

terça-feira, 23 de março de 2010

Desfile Cívico atrai 10 mil pessoas na Horácio Klabin

A Prefeitura de Telêmaco Borba festejou o sucesso do desfile cívico comemorativo aos 46 anos de emancipação política e administrativa, no domingo, 21 de março, na Avenida Horácio Klabin.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) estima que perto de 10 mil pessoas estiveram presentes, somando os que desfilaram e os espectadores. Este ano houve recorde de participação foram 83 entidades inscritas.
O tema abordou “Qualidade de Vida em Telêmaco Borba”. O nível de qualidade de vida de uma sociedade é difícil de ser mensurado em sua plenitude. Contudo, pode ser avaliado por meio de indicadores em determinadas áreas consideradas como componentes essenciais para o delineamento do quadro de bem-estar social de uma população como infraestrutrura, qualidade de serviços públicos, educação, esperança média de vida, natalidade, alimentação adequada, ambiente saudável, justiça social entre outros fatores.
Diversas ações têm sido realizadas para melhorar o índice de qualidade de vida dos telemacoborbenses, como construção de escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), ampliação de escolas, cobertura de quadras, distribuição gratuita de uniformes, construção do Hospital Regional, implantação do Instituto Federal do Paraná/Campus Local, entre outras ações.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Cláudia Maria da Cruz, é necessário que todos assumam um comportamento favorável à sua saúde, com hábitos saudáveis, cuidando do corpo e também da mente, praticando exercícios e também cuidando de sua saúde espiritual. “Somente com a participação de todos teremos uma Telêmaco Borba mais justa, mais humana e com melhor qualidade de vida”, ressalta Cláudia.
A participação da comunidade e das entidades foi elogiada pela secretária. “Agradecemos a participação de todos numa demonstração de amor e respeito à nossa cidade”, complementa Cláudia.
O prefeito Eros Danilo Araújo destacou os investimentos feitos em obras na área de educação inauguradas dias 18 e 19 de março, novo Cmei no Jardim Itália, além de reformas e ampliações de escolas e Cmeis, implantação da Universidade Aberta do Brasil e de laboratório de informática. “São quase R$ 2 milhões em educação porque acreditamos ser este o caminho da transformação de Telêmaco Borba, do Brasil e do mundo”, avaliou Eros.

Para o deputado federal Rodrigo Rocha Loures, que prestigiou o desfile, Telêmaco Borba está de parabéns pelo seu constante desenvolvimento e progresso. “O prefeito está de parabéns por pautar seu trabalho em educação, pois é o melhor investimento a ser feito, o resultado é certo”, enalteceu.
O vice-presidente da Câmara, Renato Bahena, se pronunciou em nome da Câmara de Vereadores, e reconheceu a importância da cidade em comemorar os 46 anos e perceber que os esforços estão concentrados para melhoria de qualidade de vida da população.
Participantes
Participaram 83 instituições do desfile cívico de Telêmaco Borba. Banda Marcial Municipal de Telêmaco Borba; Polícia Militar – Patrulha Escolar e Proerd; Corpo de Bombeiros; Polícia Ambiental – Força Verde; os Cmeis José Paulo Paes, Clarice Lispector, Cora Coralina, Tarsila do Amaral, Helena Kolody, Mamãe Marta Margarida, Vinícius de Moraes e Pastoral da Criança; Monteiro Lobato, Mário Quintana, Cândido Portinari; as escolas municipais São Geraldo (APAE), Professora Maria Emília Steiger, Dom Bosco e Coliseu Top Team Academia, Castelo Branco, Artur da Costa e Silva, Gonçalves Lêdo, Euclides Marcolla, Santos Dumont, Fabiano Braga Cortez, Bento Mossurunga, 31 de Março, São Silvestre, Dom Pedro I, Conselheiro Zacarias, Castro Alves e Postos de Saúde, Samuel Klabin, Péricles Pacheco da Silva Etelvina Arzua Costa, Mãe do Perpétuo Socorro, Juventina Betim da Silva, Terezinha de Jesus Barreto Cunha, Paulo Freire, Leopoldo Mercer; Grupo Escoteiro Monte Alegre; Grupo de Ginástica Artística; Braslumber – Projeto Pescar; Centro de Convivência do Idoso (CCI); Aposte; Lions Club Monte Alegre; Centro de Promoção Humana; Ridan; AACT; Colégios Estaduais Luiz Vieira, Gregório Teixeira, Jardim Alegre, Regente Feijó e Cooperativa Ambiental, Sesi, Wolff Klabin; IBADEP; Clubes dos Desbravadores Monte Alegre, Guerreiros do Rei e Guardiões da Fé; Clube de Aventureiros Soldadinhos do Rei; Clube de Aventureiros Arco-Íris; Colégio Fateb/Dom Bosco; Agência RDiez; Agentes Comunitários de Saúde; Regional de Saúde e Técnicos em Saúde Bucal; Agentes de Endemias; Conseg; Senai; Winners; Paróquia Nossa Senhora de Fátima; Sanepar; UEPG - Universidade Aberta do Brasil (UAB); Secretaria Municipal de Educação; Uniderp Interativa; Loja Maxitango; Automóvel Clube de Telêmaco Borba; Clube de Carros Antigos de Telêmaco Borba; Cooperativa de Transportadores Autônomos de Telêmaco Borba (CTATB); Rotas; Os Piás do Morro; Grupo Os Tropeiros Nossa Senhora da Brotas de TB; Grupo Os Texanos Country de Telêmaco Borba; CTG Monte Alegre e CTG Os Desgarrados da Querência.


Comunidade passa a ser cada vez mais valorizada em Telêmaco e responde bem
 
A comunidade aplaudiu as pessoas, famílias, filhos e netos, todas as entidades que passaram na Avenida Horácio Klabin durante o Desfile Cívico de 46 anos de emancipação política e administrativa – ‘Qualidade de Vida em Telêmaco Borba’.
“Verificamos a vontade de assumir para nós o crescimento, para uma cidade agradável de viver e levar a vida, trabalhar, valorizar o que tem e buscar mais para o futuro”, declarou a irmã Rosa, do Centro de Promoção Humana (CPH). A terceira idade foi representada pelo Centro de Convivência do Idoso da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS) e foi amplamente aplaudida. “Sempre fazemos questão de mostrar nossa vivacidade”, diziam os integrantes da ‘Melhor Idade’.
Chamou a atenção dos populares a encenação teatral [mímicas] que ocorria na passagem do grupo de evangelismo coordenado por Juan Marcell e equipe. Com os rostos pintados, encenaram questões relacionadas às drogas, amor incondicional, família, e mundo. “Miséria, choro, desespero, tudo só nos dá esperanças se tivermos Jesus em nossos corações”, disseram os integrantes que também representavam as escolas municipais Costa e Silva, Gonçalves Lêdo e 31 de Março, além de participarem de ações da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Dona Débora Godoi ao lado de toda a família festejava e dizia que há o que comemorar. “Eu noto o desenvolvimento, e acredito em mais, porque tudo é bom, saúde, educação, na ação social, eu e meus filhos somos muito bem atendidos, então, não tenho do que reclamar”, garantiu, afirmando que tudo melhora a cada dia mais.

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS PUBLICADAS

Site Meter