Páginas

tribunadanoticia.com.br

Publicidade

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Sindicato incentiva produção de ovinos em Tibagi


Proposta pretende diversificar propriedades rurais e estimular o consumo de carne de cordeiro na cidade.

-

O Sindicato Rural de Tibagi está incentivando pecuaristas e agricultores do município a investir na criação de ovinos. O objetivo é diversificar as propriedades rurais e oferecer apoio técnico para que os produtores tenham rentabilidade com a atividade. “Dentro da cadeia produtiva estamos implantando a associação de ovinos de Tibagi. A nossa idéia é criar um padrão de cordeiro determinando uma raça, manejo correto, idade para abate e alimentação adequada. Só assim teremos um produto de qualidade com força para disputar espaço no mercado”, avalia o Presidente do Sindicato Rural de Tibagi Ivo Arnt Filho.

Além dessa padronização, Arnt apresenta outros pontos necessários para que a criação de ovinos cresça na cidade. “Temos que ter qualidade, quantidade e constância. Não adianta produzirmos cordeiros só para o natal. Temos que oferecer o produto aos consumidores a preço acessível e durante os 12 meses do ano”, afirma.

Hoje, aproximadamente 15 pecuaristas trabalham com a criação de ovinos e caprinos na cidade. A maior dificuldade dos produtores está na comercialização do produto (principalmente a carne), devido à ausência de um abatedouro específico ou adaptado e também pela pequena quantidade de animais reprodutores. Juntos, os criadores de Tibagi possuem cerca de 500 matrizes e conseguem disponibilizar apenas 40 animais ao mês para o consumo. Segundo informações do sindicato rural para tornar a atividade lucrativa seria necessário abater 300 animais por mês. “Para ter uma quantidade dessa precisaríamos de 3 mil matrizes. Com uma carga mensal de 300 carcaças poderíamos comercializar nosso produto em outros estados e a longo prazo abastecer o mercado externo”, garante Arnt.

Opção viável

A ovinocultura tornou-se hoje uma atividade lucrativa principalmente para pequenos e médios produtores. Baixo investimento, facilidade de manejo e curto período de cria, recria e engorda são as vantagens desta prática, que tem demonstrado retorno financeiro rápido e lucro acima da média do setor agropecuário.

De acordo com dados do IBGE o Paraná possui um rebanho de mais de 600 mil animais. O Estado reponde por 4,98% do rebanho nacional de ovinos, que é de 14 milhões cabeças. Do período de 1997 a 2002 o Valor Bruto da Produção da ovinocultura (produção de carne e lã), cresceu 68,2%, partindo de um total de R$ 8 milhões para R$ 14 milhões.

Os produtores da região interessados na criação de ovinos e que tenham interesse em participar da associação em Tibagi, podem entrar em contato com o sindicato rural do município através do telefone (42) 3275-1204.

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS PUBLICADAS

Site Meter