Páginas

tribunadanoticia.com.br

Publicidade

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Recicla Tibagi e EcoMoradia são referências como boas práticas do Paraná

Experiências municipais foram apresentadas em Seminário dos ODM

As experiências desenvolvidas pela Prefeitura de Tibagi, Recicla Tibagi e EcoMoradia, foram apresentadas nesta quinta-feira (10) em Curitiba no Seminário Estadual de divulgação do 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio.

O prefeito Sinval Silva foi convidado a expor os dois programas em desenvolvimento na cidade como referência para contribuir com as metas de desenvolvimento social, econômico e ambiental que 189 países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) se comprometeram a atingir até o ano de 2015. As ações dos movimentos Nós Podemos Campos Gerais e Nós Podemos Tibagi foram abordados pelo chefe do Executivo municipal, que ocupa também a presidência da Associação dos Município dos Campos Gerais (AMCG).

“Em todas as nossas ações municipais temos nos pautado pelo eixo da sustentabilidade e com projetos simples que reforçam a visão de que precisamos nos esforçar para atender a necessidade e ofertar qualidade de vida à população”, disse o prefeito. “As experiências de Tibagi são possíveis de serem realizadas em muitas cidades paranaenses e de fora do Estado também”, externou.

A representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciane Servo, apresentou os resultados do 4º relatório dos ODM e destacou o andamento das ações no Estado e no país. “É inegável que o Brasil e o Paraná vêm se desenvolvendo significativamente em várias questões propostas como metas de trabalho se comparado a muitos outros países. Mas, internamente, a luta para erradicar os problemas sociais e econômicos devem ser constantes e de alerta para toda sociedade”, declarou.

Ela ainda destacou que as ações do Estado do Paraná servem de referência para as demais esferas estaduais. “O Paraná mais uma vez está de parabéns, mas não podemos nos acomodar. Muitas regiões já avançaram bastante, mas sabemos que fica mais difícil cumprir as metas justamente pelas dificuldades peculiares de cada situação em sua porcentagem final de meta”, informou.

O seminário reuniu lideranças políticas de todas as esferas do governo, além de representantes do setor privado comprometidos com as metas de desenvolvimento.

Recicla Tibagi

O município de Tibagi, segundo maior do Paraná em extensão territorial, lançou em 29 de maio de 2009, no mesmo momento em que foi inaugurado o Centro de Triagem e Compostagem de Tibagi, o Programa Recicla Tibagi. Resultado de trabalho desenvolvido pela Prefeitura desde 2007, é um programa de destinação correta de resíduos sólidos referência no Paraná. O objetivo é tratar e reaproveitar todo tipo de resíduo domiciliar, através da sistemática de recolhimento e separação de dejetos.

Além de dar destino correto para o lixo, o programa prevê ainda campanhas de conscientização da população e valorização do trabalho dos agentes ambientais (catadores de materiais recicláveis). O Centro de Triagem é composto por um aterro sanitário com trincheira impermeabilizada e sistema de recirculação de chorume, além de barracão para triagem do lixo, pátio de compostagem e centro administrativo com vestiários, almoxarifado e refeitório para os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis.

EcoMoradia

O programa chama-se EcoMoradia porque a residência é construída com tijolos ecológicos, que não são queimados em forno, ou seja, não emitem carbono. As casas são cobertas com telhas de embalagem tetra pak recicladas e utilizam madeira de florestas certificadas. Além disso, o EcoMoradia atua baseado nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os Oito Jeitos de Mudar o Mundo, estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano 2000.

Construção de moradias com baixo custo, de impacto ambiental reduzido e utilizando mão-de-obra associativista. É este o perfil do programa que gera trabalho e renda para resolver um dos problemas presentes em praticamente todas as cidades brasileiras: o da habitação.

As unidades têm 36 m2 e são entregues com móveis ao custo de aproximadamente R$ 150 o metro quadrado. Podem ser construídas em terreno próprio do beneficiário ou em áreas que a Prefeitura vai disponibilizar.

Confira o 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio: www.ipea.gov.br

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS PUBLICADAS

Site Meter