O prefeito de Tibagi Sinval Silva (PMDB) inaugurou na tarde desta quarta-feira (12), o projeto educacional de contra-turno escolar. O projeto implantado na sede da Unidade Social é desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais de Educação e Ação Social. O objetivo, de acordo com o prefeito, é diminuir o tempo vago das crianças e melhorar o acesso a atividades culturais, esportivas e de reforço escolar. “A gente sabe que muitos pais trabalham o dia todo e não tem tempo para cuidar de seus filhos. A idéia desse programa é garantir espaço a essas crianças e adolescentes e dar a oportunidade para que possam aprender ainda mais”, avalia.
Inicialmente o projeto irá atender 80 alunos com idade entre 6 e 16 anos, desde que estejam regularmente matriculados nas escolas municipais em séries do ensino fundamental. “Esses 80 alunos são os que já foram matriculados. Mas os pais que querem inserir seus filhos no programa ainda podem procurar a secretaria de educação, levando em conta algumas exigências, como por exemplo, a matrícula no ensino regular”, explica a assistente social Márcia Silveira.
O projeto é voltado exclusivamente para meninos, e funcionará todas as segundas, quartas e sextas-feiras. “Resolvemos direcionar o projeto apenas para meninos porque as meninas matriculadas no ensino fundamental já participam de atividades promovidas pelo Lar de Nazaré, instituição não governamental mantida pela igreja católica”, destaca o prefeito Sinval Silva justificando também a implantação do projeto três vezes na semana. “As aulas de contra-turno serão três vezes por semana devido às atividades do programa de liberdade assistida para adolescentes infratores que acontecem nas terças e quintas-feiras no mesmo local”.
No contra-turno, além de reforço escolar os alunos receberão aulas de informática, música, cursos profissionalizantes e também poderão optar por alguma atividade física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário